Blog | DirezendE

Ministro anula rescisão de contrato que não garantiu defesa prévia

O ministro Gurgel de Faria, do STJ, anulou ato administrativo da GOINFRA – Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes que havia rescindido unilateralmente um contrato de obra pública, firmado para a pavimentação da rodovia GO-454. O relator entendeu que a rescisão foi realizada sem a observância do devido processo legal, especialmente quanto ao contraditório e à ampla defesa.

O contrato em questão havia sido firmado em 2006, e a GOINFRA justificou a rescisão com base em alegações de que o projeto estaria defasado, não havia interesse na continuidade da obra e que a execução sequer teria sido iniciada. A agência defendeu que essas razões tornariam a prorrogação contratual inviável. O TJ/GO manteve a validade do ato, sob o argumento de que a motivação administrativa era suficiente e que, como não havia prejuízo patrimonial imediato, não seria necessária a instauração de processo administrativo com participação do contratado.

O recurso especial apresentado ao STJ sustentou que a decisão violou o artigo 78, inciso XII, da lei de licitações (lei 8.666/93), que trata da rescisão contratual por interesse da Administração. A parte recorrente argumentou que, mesmo nesses casos, o contratado tem direito à apresentação de defesa, o que não teria ocorrido.

Ao analisar o caso, o ministro Gurgel de Faria ressaltou que o entendimento do STJ é pacífico no sentido de que a Administração Pública, ao promover a rescisão unilateral de contrato, deve instaurar procedimento prévio que assegure ao contratado o contraditório e a ampla defesa, independentemente de haver ou não prejuízo patrimonial comprovado. Segundo o relator, a falta de análise, pelo TJ/GO, de argumentos essenciais do recurso também caracterizou omissão.

Com isso, o ministro deu provimento ao recurso especial para conceder a segurança e anular a rescisão unilateral promovida pela GOINFRA. A decisão determina que eventual novo rompimento contratual só poderá ocorrer após a instauração de processo administrativo regular, com garantia de participação do contratado

O escritório Di Rezende Advocacia e Consultoria atua no caso.

Processo: AREsp 2.804.148
Veja a decisão.

Picture of Di Rezende Advocacia

Di Rezende Advocacia

Picture of Di Rezende Advocacia

Di Rezende Advocacia

Novidades & Atualizações

Leia nossos últimos artigos

Direito Criminal

A realidade vigente dos chamados crimes

De forma recente, por meio da divulgação de uma reportagem que realizou uma pesquisa em segmento da população brasileira, verificamos que mais da metade deste contingente, ávida pelo desejo da

Ler mais »

todas as

categorias

Fundado pelos irmãos Danilo e Marcelo Di Rezende, nosso time de advogados altamente especializados atua no contencioso e consultivo de média e alta complexidade, atendendo empresas, pessoas físicas e gestores públicos e privados no Brasil e no exterior.

Contato

Telefone:

+55 62 3092-2122

E-mail:

atendimento@direzende.com.br

Endereço:

Rua João de Abreu, 192, Ed. Aton Business Style 13º andar, ala Sol, Setor Oeste. Goiânia - GO  CEP 74.120-110

@ 2025 Di Rezende- Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Desenvolvido por Apollo Company

admin-ajax