Blog | DirezendE

Sem provas de irregularidade, gari tem rescisão indireta negada

O juiz entendeu que o pedido de demissão do trabalhador foi voluntário e que não houve conduta grave da empregadora que justificasse o pedido de conversão em rescisão indireta.

A 13ª vara do Trabalho de Goiânia/GO negou o pedido de um coletor de resíduos que pretendia converter seu pedido de demissão em rescisão indireta. Na decisão, o juiz de Direito Luciano Santana Crispim ressaltou que o trabalhador não comprovou vício de consentimento nem descumprimento contratual grave por parte da empregadora.

 Entenda o caso 

Segundo alegado pelo trabalhador, o pedido de demissão teria sido forçado em razão de supostos descumprimentos contratuais, como não pagamento integral de horas extras, supressão do intervalo intrajornada e exposição a jornada extenuante, além da alegada ausência de acesso a instalações sanitárias durante o trabalho. O trabalhador afirmou que atuava das 19h às 6h, com apenas 10 minutos de pausa. 

Em defesa, o Consórcio e a prefeitura de Goiânia sustentaram a validade do pedido de demissão, destacando a inexistência de vício de vontade, além de impugnar os pedidos referentes à jornada de trabalho e adicionais, relatando que a jornada era das 19h às 3h20, com uma hora de intervalo regular. 

Apresentaram documentos como espelhos de ponto e contracheques que comprovam a regularidade das condições de trabalho e dos pagamentos. 

Durante a instrução, foram ouvidos o trabalhador, a preposta da empresa e uma testemunha. Os depoimentos indicaram que havia controle de jornada por meio de registro biométrico e que os intervalos para descanso e refeições eram regularmente usufruídos.

Sem comprovação de irregularidades

O magistrado destacou que o pedido de demissão foi feito de forma incontroversa, por escrito, e assinado pelo trabalhador, o que presume sua validade. Conforme o art. 818 da CLT, caberia ao autor comprovar a existência de vício de consentimento, o que não ocorreu. Também não foram produzidas provas suficientes para demonstrar irregularidades que configurassem justa causa para a rescisão indireta. 

Quanto ao pedido de indenização por dano moral, que não houve demonstração de dano efetivo, e considerou que a ausência de instalações sanitárias fixas não configura, por si só, violação à dignidade, dada a natureza da atividade externa do cargo exercido.

 A respeito da jornada, o juiz destacou que o próprio autor apresentou informações contraditórias ao afirmar em depoimento que trabalhava até 3h20, e não até 6h, como havia declarado inicialmente. Esse fator, somado à prova documental e à confirmação da única testemunha ouvida, enfraqueceu a versão do trabalhador. A testemunha confirmou a jornada reduzida, os intervalos regulares e o uso de parcerias com pontos comerciais para suprir necessidades fisiológicas. 

Os advogados Danilo Di Rezende Bernardes e Ana Carolina Noleto, do escritório Di Rezende Advocacia e Consultoria atuaram no caso.

Picture of Di Rezende Advocacia

Di Rezende Advocacia

Picture of Di Rezende Advocacia

Di Rezende Advocacia

Novidades & Atualizações

Leia nossos últimos artigos

Sem categoria

Todos os filhos são especiais

É comum ouvir ou mesmo dizer, ao se referir a uma criança atípica — que é o termo correto para designar aquelas com alguma situação clínica não comum à maioria

Ler mais »
Direito Eleitoral

Um voto para mudar tudo

Uma proposta que pode remodelar profundamente o sistema político brasileiro avança no Congresso Nacional: a PEC 12/2022. O texto propõe a unificação de todas as eleições e o fim da

Ler mais »

todas as

categorias

Fundado pelos irmãos Danilo e Marcelo Di Rezende, nosso time de advogados altamente especializados atua no contencioso e consultivo de média e alta complexidade, atendendo empresas, pessoas físicas e gestores públicos e privados no Brasil e no exterior.

Contato

Telefone:

+55 62 3092-2122

E-mail:

atendimento@direzende.com.br

Endereço:

Rua João de Abreu, 192, Ed. Aton Business Style 13º andar, ala Sol, Setor Oeste. Goiânia - GO  CEP 74.120-110

@ 2025 Di Rezende- Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Desenvolvido por Apollo Company

admin-ajax